São um espetáculo da natureza, principalmente aqui no Brasil.
Quando escolhem um abrigo onde construir o ninho, as araras estão começando a estabelecer moradia para um dos acasalamentos mais duradouros da natureza.Uma vez formado o casal, a união só se desfaz quando ocorre a morte de um dos bichos. Pode durar muitas décadas, desde os dois anos de idade até os cem anos.
Construído o ninho, a fêmea põe dois ovos, ás vezes do tamanho de ovos de galinha, ou maiores.
Os filhotes desenvolvem-se depressa, alimentados pelos pais.
Mesmo depois que aprendem a voar, já coberto por sua plumagem definitiva, muitas vezes os filhotes continuam na companhia dos pais. Só abandonam essa proximidade lá pelos dois anos de idade, quando chega a época de formar casal.
Por causa da beleza de sua plumagem vistosa e pela capacidade de aprender a imitar a voz humana, araras de várias espécies são domesticadas nas regiões rurais. Mas nem todas são palradoras. A arara-vermelha, por exemplo, talvez a maior delas, só emite um som, mais ou menos “arara”, de onde foi tirado seu nome.

Entre todas as subespécies do gênero dos papagaios, a arara-azul, ou araraúna, é a que mais facilmente aprende a imitar a voz humana. Dócil no cativeiro, a araraúna gosta de banhar-se sob as torneiras.
No filme Rio podemos observar a história de 2 araras Azuis que correm risco de extinção e precisam se reproduzir.
Blu parte para o Rio de Janeiro, onde a arara fêmea é cativada, mas um grande perigo vem pela frente e os dois tem de enfrentar o contrabando e salvar as aves.
Postado por:
Isabela Welts.
Já assisti o filme rio!
ResponderExcluirÉ muito legal!
Ainda mais das músicas de samba!
Eu A-D-O-R-E-I-!-!-!-!